Blog do Baldini

Americano supera câncer e defende título mundial dos pesos médios

Baldini

O norte-americano Daniel Jacobs defende pela primeira vez o título mundial dos médios, versão Associação Mundial de Boxe, nesta sexta-feira à noite, em Chicago, diante do compatriota Caleb Truax. Independentemente do resultado, Jacobs já é um vencedor. Aos 28 anos, a ''Criança de Ouro'' surgiu no boxe como candidato a astro. Estreou no profissionalismo em 2007, com um estilo elegante parecido ao do ex-campeão Terry Norris. Somou 22 vitórias, sendo 19 nocautes, e apenas uma derrota.

Mas em 13 de maio de 2011, o nova-iorquino recebeu o golpe mais duro de sua vida. O neurocirurgião Robert Hartl o informou que ele era portador de um tumor na coluna cervical, que limitava o movimento das pernas, agredia seus nervos e crescia em uma velocidade espantosa. ''Eu tinha de rastejar para me locomover. O médico disse que se eu esperasse mais quatro dias para procurar auxílio, o tumor teria esmagado meu coração'', disse Jacobs, que tinha de 30 a 40% de chances de sobreviver ao osteossarcoma. Mas uma metástase poderia diminuir em apenas 15% sua expectativa de vida.

O retorno ao boxe estava descartado. Foram 25 sessões de quimioterapia, meses de fisioterapia, muita musculação e uma vontade impressionante. Jacobs perdeu 22 quilos, passou a pesar 50, em 11 meses de tratamento, e ganhou uma cicatriz nas costas do pescoço até a cintura.

Pai de Nathanael, de cinco anos, Jacobs sobe no ringue do UIC Pavilion, em Chicago, em busca da 29.ª vitória. Mas se não conseguir, não faz mal. A maior das vitórias já é dele.