Blog do Baldini

Fixo em Las Vegas, Esquiva Falcão prevê nocaute de Pacquiao

Baldini

Esquiva Falcão está muito feliz em Las Vegas. Ao lado da esposa Suelen e do filho Juan, de 1 ano e 9 meses, o pugilista brasileiro alugou uma casa em Henderson e só pensa em voltar ao Brasil para visitar a família. ''Com eles (a esposa e o filho) aqui estou tranquilo e treinando firme'', disse o medalha de prata na Olimpíada de Londres e que já possui um cartel de oito vitórias no profissionalismo, com cinco nocautes. Em entrevista exclusiva ao UOL no lobby do ontem hotel MGM, o brasileiro disse que acredita na vitória por nocaute no oitavo assalto de Manny Pacquiao sobre Floyd Mayweather, sábado à noite. ''Mayweather é muito esperto, mas acho que Pacquiao vai pressionar e bater bastante.''

O técnico de Esquiva é o argentino Miguel Diaz, que também faz parte do time de Pacquiao. ''Ele disse que nunca viu o Pacquiao tão concentrado para uma luta e que sua forma física é sensacional'', disse Esquiva, que ainda fará mais quatro lutas este ano. Três nos Estados Unidos e a última no Brasil. Espírito Santos, seu estado natal, e Rio de Janeiro, por ser sede da Olimpíada ano que vem, são as opções.

Esquiva afirmou que vai seguir na categoria dos médios. ''Com 72 quilos me sinto forte. Pensamos em baixar o peso, mas eu tinha muita fome, me sentia fraco'', revelou o lutador, que destaca o porto-riquenho Miguel Cotto e Gennady Golovkin, do Casaquistão, como os melhores médios do mundo na atualidade. ''Mas eles já passaram dos 30 anos e talvez não tenha que enfrentá-los pelo cinturão'', afirmou o pugilista, de 25 anos.

Esquiva vai estar em Índio, na Califórnia, nesta quinta-feira, onde o irmão Yamaguchi encara Gerardo Ibarra. Aliás, tanto ele como o o irmão descartam a possibilidade de lutar na Olimpíada do Rio, onde os atletas com até 20 lutas profissionais poderão participar. ''Seria um passo atrás neste momento lutar no Rio ano que vem. Mudei muita coisa em meu estilo para me tornar profissional. E também a Top Rank (empresa com a qual tem contrato até o fim de 2018) não deixaria, pois não ganharia nada com isso.''

Por falar em olimpíada, um sonho de Esquiva no profissional é encarar de novo o japonês Ryota Murata, que o derrotou na final dos Jogos Olímpicos de Londres. Murata luta sexta-feira contra o brasileiro Douglas Ataíde, em Tóquio. ''Murata é um lutador muito duro e chato de enfrentar. Quero lutar com ele, mas antes um de nós precisa estar com um cinturão para colocar na disputa.'' Murata soma seis vitórias, com quatro nocautes. Douglas Ataíde tem 13 vitórias (seis nocautes), 1 derrota e 1 empate.