Blog do Baldini

Milionários, Mayweather e Pacquiao tiveram infância muito difícil

Baldini

Floyd Mayweather e Manny Pacquiao são dois dos atletas mais ricos do mundo. Sábado, quando se enfrentam no ringue do MGM Hotel, em Las Vegas, vão ganhar uma fortuna. A bolsa dos dois juntos pode alcançar a cifra assustadora de US$ 350 milhões. Mas o dinheiro não faz esses dois boxeadores esquecerem a infância duríssima que tiveram.

''Eu e meus cinco irmãos dividíamos até a água que tínhamos para beber'', relembra Pacquiao, com lágrimas nos olhos, que nasceu em Kibawe, nas Filipinas. A pouca comida, na maioria das vezes, era peixe. ''A gente ficava olhando a minha mãe trazer e quando ela mostrava um peixe grande a gente vibrava'', conta Pacman, que viu os pais se separarem quando tinha 12 anos. A mãe, Dionesia Dapidran-Pacquiao, descobriu que estava sendo traída pelo marido, Rosalio Pacquiao.

Com a separação dos pais, Dionesia levou a família para General City, onde Pacquiao estudou até terminar o primário. Por causa da pobreza extrema, Pacquiao saiu de casa aos 14 anos, pois a mãe não conseguia cuidar de todos os filhos. Aos 16 estreou no boxe profissional.

A história de Mayweather não é menos dura. Se não chegou a passar fome como Pacquiao, teve de conviver com a violência. De uma família de boxeadores, Floyd teve como primeiro nome: Floyd Joy Sinclair, o nome da mãe, Deborah Sinclair.Nasceu em Grand Rapids, mas foi morar em Nova Jersey com a mãe, que era viciada em heroína. Uma tia morreu de AIDS por causa de drogas. ''Passei momentos muito ruins'', lembra o boxrador, que, com oito anos, passou a ser criado pela avó materna. ''Foi ela que percebeu que o boxe era o meu caminho.''

Ao lado dos tios Jeff e Roger, que foram profissionais, Floyd passava seus dias na academia. ''Lá é o único lugar que lembro meu pai me levar. Nunca me comprou um sorvete, lanche ou fomos passear no parque.''

Floyd conta que apanha de chicote do pai todos os dias. ''Ele nunca passou fome. Sempre teve tudo que quis'', defende-se Floyd Sr., que nega as surras e chegou a cumprir pena por tráfico de drogas.

Por causa desses problemas, o relacionamento entre pai e filho sempre foi confuso. Segundo pessoas que convivem com os dois, as constantes brigas de Floyd com o pai durante os treinamentos ainda são fruto do período turbulento pelo qual passaram.

Mayweather x Pacquiao será sábado à noite, às 21 horas de Las Vegas (1 da madrugada de domingo no Brasil), com transmissão ao vivo do Canal Combate.