Blog do Baldini

Os 40 anos do título de Miguel de Oliveira

Baldini

Se existe uma pessoa gente boa no boxe, este é Miguel de Oliveira. Voz baixa, simpático e sempre acessível. Tive o prazer de acompanhar de perto seu trabalho como técnico de vários boxeadores, inclusive o grande Maguila. Como pugilista, não tive a oportunidade de ver suas lutas, mas a opinião é a mesma entre todos que falam comigo sobre ele: Miguel era uma pessoa diferente.

E é mesmo. Aos 67 anos, esbanja saúde, é maratonista e segue seu trabalho com alunos em uma importante academia de São Paulo.

Como boxeador, Miguel tinha a mesma característica. Calculista, estudioso, frio. Há exatos 40 anos, ganhava o título mundial dos médios-ligeiros do Conselho Mundial de Boxe, ao vencer o espanhol Jose Duran, após 15 rounds, por decisão unânime:  149-146, 149-143 e 147-142.

Pendurou as luvas aos 33 anos, com 46 vitórias (28 nocautes), 5 derrotas e um empate. ''Depois do título, perdi a motivação. Já havia realizado meu sonho.'' O sonho de ser campeão como fora seu ídolo de infância, Eder Jofre. ''Comecei a lutar por causa do Eder.''

Parabéns, Miguel! Um dos grandes nomes do boxe brasileiro.