Blog do Baldini

Eder Jofre não larga o boxe. E o boxe não larga Eder Jofre. O Galo de Ouro

Baldini

Para os mais jovens, Eder Jofre é o maior peso galo da história do boxe. Jamais vai surgir outro como ele. Ele é o ''Eder Jofre do boxe''. Como Pelé é do futebol. Ayrton Senna é da F-1. Ademar Ferreira da Silva é do atletismo. Maria Ester Bueno é do tênis. Ou seja: um mito. Uma lenda viva. Reconhecido no mundo do boxe até hoje. E olha que ele abandonou os ringues há quase 40 anos. E trata-se de um brasileiro, que lutou em uma época em que a televisão era muito arcaica e não tínhamos a velocidade e a penetração da internet.

Qual o principal golpe de Eder Jofre? Todos. Qual seu ponto fraco? Nenhum. Para aprender boxe é necessário que se veja e analise as lutas de Eder Jofre.

Pois bem. Eder teve uma vida esportiva espetacular. Pessoalmente, também. Casado, pai de dois filhos, teve cabeça para viver bem depois de pendurar as luvas. Mas há um ano teve uns ''probleminhas'' de saúde por causa dos 79 anos de vida. Mas quem acha que o eterno ''Galo de Ouro'' iria abandonar o boxe, se enganou.

Em conversa com o filho Marcel, fiquei sabendo que Eder segue ''lutando'' boxe umas três vezes por semana. E, com a ajuda da internet,, vê lutas de grandes campeões e as dele mesmo. Passa as tardes se divertindo, pois dorme muito cedo.

Como se vê, Eder Jofre não larga o boxe. E o boxe não larga Eder Jofre.

Veja grandes momentos de Eder Jofre x Joe Medel, de 1960. Um clássico do boxe. As TVs a cabo deveriam passar esta luta toda semana.