Blog do Baldini

Khan vence Algieri, mas perde crédito para um duelo com Mayweather

Baldini

Em um clima sensacional para o boxe, o britânico Amir Khan venceu o norte-americano Chris Algieri, nesta sexta-feira à noite, diante de 7.372 espectadores, no Barclays Center, no Brooklyn, em Nova York. Após 12 rounds, os jurados foram unânimes ao apontar 117-111 (duas vezes) e 115 a 113 para o medalha de prata na Olimpíada de Atenas-2004.

Foi a 31.ª vitória na carreira de carreira, em 34 lutas, mas o pugilista europeu não entusiasmou os críticos e dificilmente será colocado diante de Floyd Mayweather, em setembro. Khan pode gerar bom dinheiro para um duelo com o astro do boxe atual, mas seu desempenho diante de Algieri deixou a desejar.

''Não esperava que Algieri viesse para cima desde o início da luta. Tive de colocar em prática um plano B, o público me empurrou e consegui uma vitória importante. Todos sabem o que quero. Eu quero um desafio com Floyd Mayweather. Vamos fazer isso acontecer'', disse Khan, de 28 anos, que acertou 218 dos 609 golpes que tentou, obtendo 36% de eficiência. Algieri conectou 199 de 703 (28%).

Algieri já havia mostrado diante de Manny Pacquiao, quando perdeu por pontos, mas caiu seis vezes, que é muito grande para a categoria dos meio-médios. Mas não possui pegada. Buscou a luta desde o início, mas sem objetividade e força. Com isso, propiciou que Khan jogasse o boxe da maneira que mais gosta: no contra-ataque.

Com boas e rápidas sequências em 1-2, Khan abriu boa vantagem na papeleta dos jurados nos primeiros rounds. Algieri tentou diminuir a movimentação do adversário com ataques na cintura, mas desperdiçou muitos golpes.

No oitavo assalto, Algieri teve bom momento, ao acertar três bons golpes. Khan respondeu no décimo, com um belo upper de direita e uma esquerda bem colocada.

Nos dois últimos assaltos, Khan segurou perigosamente a contagem favorável e viu o adversário ir melhor nos seis minutos finais de disputa. Por isso, achei que a vantagem de 117 a 111 foi exagerada. No máximo, um '116 a 112 para Khan.

Algieri perdeu a segunda seguida. Ele soma 20 vitórias, com apenas oito nocautes.

Desta forma, talvez para Khan fosse melhor lotar o estádio de Wembley e encarar o compatriota Kell Brook, que luta neste sábado em Londres, quando vai defender o cinturão dos meio-médios da Federação Internacional, ao não ser páreo para Mayweather.

BOA PRELIMINAR – Antes de Khan x Algieri, o público em Nova York pôde acompanhar uma bela luta entre Javier Fortuna e Brian Velasquez. Com grande trocas de golpes, o dominicano Fortuna venceu por pontos – 116 a 112 e 117 a 111 (duas vezes) – e ficou com o cinturão dos superpenas da Associação Mundial de Boxe, que estava vago.