Blog do Baldini

Golden Boy Promotions coloca mais uma pedreira diante de Yamaguchi Falcão

Baldini

Sábado, em Santos, o boxe brasileiro terá uma grande noite. A maior dos últimos tempos. Na Arena Santos, Yamaguchi Falcão e Everton Lopes serão os destaques de uma programação que vai começar às 20h. Só não gostei da escolha do argentino José Carlos Paz para ser o adversário de Yamaguchi no duelo principal.

Aos 24 anos, Paz soma 17 vitórias (9 nocautes) e duas derrotas. É profissional desde 2012 e tem no currículo um triunfo sobre Martin Fidel Rios, outro argentino (chato para caramba) que também enfrentou Yamaguchi. Aliás, duas vezes, sendo uma na estreia do boxeador nacional no profissionalismo. Mais um detalhe: Paz já venceu e perdeu combates com dez rounds. Tem muita experiência.

Ao contrário do que a Top Rank faz com Esquiva, irmão de Yamaguchi, a Golden Boy Promotions não tem cuidado ao escolher os obstáculos que são colocados diante do brasileiro. Parece que Mario Arano, argentino representante da Golden Boy na América do Sul, usa esses combates como trampolim para seus lutadores da Argentina, quando o certo seria exatamente o contrário, pois é Yamaguchi a estrela da empresa de Oscar De La Hoya no evento.

Não prego que a carreira de Yamaguchi seja forjada, como a de Esquiva também não está sendo forjada nos Estados Unidos. Mas não se pode expor um talento desta forma e em pleno território nacional. Isso não é feito na Argentina! O nível dos adversários deve subir gradativamente. É bom lembrar que será apenas a sétima luta de Yamaguchi.

Vamos torcer para que o medalhista de bronze em Londres-2012 esteja em uma boa noite e obtenha mais uma vitória. Mas que poderia ser escolhido um outro rival, poderia.