Eu tive um sonho: vi Yamaguchi Falcão na categoria dos médios-ligeiros
Baldini
Durante a luta de sábado entre Yamaguchi Falcão e Jose Puro Paz, na Arena Santos, eu tive um sonho a partir do sexto assalto. Vi o medalhista de bronze em Londres-2012 rápido, talentoso, muito bem preparado fisicamente, com boa sequência de golpes e se movimentando com leveza pelo tablado. Até aí nada diferente do que podemos ver sempre em suas lutas.
A diferença estava no peso: 69 quilos ou seja na categoria dos médios-ligeiros. O que o torna um pegador. No meu sonho, ''Puro'' caiu no sétimo assalto, mas na realidade o argentino ficou em pé até o fim dos dez rounds e até incomodou o brasileiro nos minutos finais.
Já conversei com Yamaguchi e sei que, como seu irmão Esquiva, não se sente confortável abaixo de peso médio. Mas não consigo ver um horizonte tranquilo nesta terrível categoria. Nem estou dizendo de Miguel Cotto, Gennady Golovkin ou Saul Canelo Alvarez.
O boxe é feito de sacrifício, infelizmente não há outro caminho. Eder Jofre e Acelino Popó Freitas estão aí para confirmar a tese. Yamaguchi terá de sofrer ainda mais no treino para ter sucesso no ringue.
É apenas uma observação de quem torce e muito por suas vitórias.