Robson Conceição é campeão na Venezuela e salva campanha do time brasileiro
Baldini
Líder do ranking da categoria 60 quilos da Associação Internacional de Boxe Amador, Robson Conceição ganhou o título continental, ao vencer, neste domingo, o cubano Lazaro Alvarez, atual bicampeão mundial e medalha de ouro no Pan de Toronto.
O triunfo foi uma revanche para o brasileiro, que perdeu para o mesmo adversário na final do Campeonato Mundial em 2013. Os dois poderiam ter se enfrentado no Canadá, mas Robson não pôde disputar a competição, pois estava AIBA Pro Boxing (APB), liga semi-amadora.
Além do ouro conquistado por Robson, o Brasil subiu apenas mais duas vezes no pódio. Robenilson de Jesus (até 56kg) e Juan Nogueira (até 91kg) ficaram com a medalha de bronze. Outros seis pugilistas foram eliminados antes das semifinais.
Na mesma competição, em 2013, o Brasil liderou o quadro de medalhas, com oito conquistas, sendo quatro de ouro. Apenas um atleta não chegou às semifinais.
Os quatro medalhistas vão disputar o Campeonato Mundial de Doha, em outubro, classificatório para a Olimpíada do Rio-2016.
O time cubano chegou às dez finais em Vargas e ficou com o ouro em sete.
Confira a lista dos campeões:
49 kg: Joahnys Oscar Argilagos Perez – CUB
52 kg: Yoel Segundo Finol – VEN
56 kg: Andy Cruz Gomez – CUB
60 kg: Robson Donato Conceicao – BRA
64 kg: Yasnier Toledo Lopez – CUB
69 kg: Roniel Iglesias CUB
75 kg: Arlen Lopez CUB
81 kg: Albert Ramirez VEN
91 kg: Erislandy Savon CUB
+91 kg: Leinier Pero CUB