Blog do Baldini

Ucraniano honra apelido de “Homem de Gelo” e bate Matthysse no 10.º round

Baldini

Frio, calculista, Viktor Postol mostrou neste sábado à noite, em Carson, na Califórnia, o porquê é chamado de ''Homem de Gelo''. Diante de 7.025 espectadores no StubHub Center, o invicto ucraniano soube esperar o melhor momento para atacar o argentino Lucas Matthysse e obter o nocaute no décimo assalto, que lhe valeu o cinturão mundial dos meio-médios-ligeiros do Conselho Mundial de Boxe.

No momento da queda de Matthysse, dois jurados apontavam vitória de Postol por 86 a 85, enquanto um terceiro dava a mesma pontuação só que a favor do pugilista sul-americano. ''Ele (Matthysse) é realmente um grande adversário, muito forte'', disse Postol, por intermédio de um tradutor. ''Eu não queria nocauteá-lo. Eu não pretendia isso. Eu vim para boxear e dominar a luta, que é o que faço melhor. Mas veio o nocaute. Está tudo ótimo.'' Este foi apenas o 12º nocaute em 28 lutas de Postol.

''Lutas são assim. Você ganha ou você perde. Vamos seguir treinando'', disse Matthysse, que perdeu pela quarta vez. Ele soma 37 vitórias, com 34 nocautes, e esta foi a segunda vez que tentou o título mundial. Na outra oportunidade, perdeu para Danny Garcia, em 2013. Ele era o favorito para ficar com o cinturão.

Matthysse começou melhor a luta e foi bem até o fim do sexto assalto. A partir daí, Postol passou a usar bem sua maior envergadura e atingiu o argentino. No décimo assalto, uma forte direita em cruzado acertou em cheio Matthysse, que buscava encurtar a distância. De joelhos, o argentino escutou a contagem chegar a dez.

Matthysse disparou 281 golpes e acertou 96 deles (34%). Postol atirou 509 e colocou no alvo 113 (22%).