Blog do Baldini

Jornal denuncia esquema de corrupção na arbitragem do boxe olímpico. Será?

Baldini

Uma reportagem do jornal britânico ''The Guardian'' denunciou um esquema de corrupção envolvendo a arbitragem do boxe para a Olimpíada do Rio.

Fontes informam que as pontuações dos jurados poderão ser manipuladas para favorecer e recompensar os países dispostos a pagar para ser sede de campeonatos organizados pela AIBA (Associação de Boxe Amador). Esta seria uma atitude, segundo a publicação, comum nos últimos anos.

Dirigentes do Azerbaijão teriam ''doado'' US$ 10 milhões para a AIBA para a expansão da World Series e da liga profissional da entidade em troca de receber competições internacionais.

Segundo o diário, altos dirigentes da AIBA garantem que uma ''quadrilha'' agiria na pontuação das lutas desde Pequim-2008 e que teria aumentado demais sua atuação após os Jogos de Londres-2012.

Por intermédio de um porta-voz, a AIBA se defendeu: ''Desde junho de 2015, a AIBA realizou grandes mudanças na sua direção para garantir o desenvolvimento a longo prazo do nosso esporte de acordo com as necessidades de nossos parceiros de negócios e de desporto e para os benefícios da comunidade mundial AIBA''.

Só nos resta torcer para que nada de ruim se concretize nos ringues cariocas.